Do Exame.com – 30/07/2013
São Paulo - A Coreia do Sul é o
país com a maior taxa de suicídio da OCDE. A ponte Mapo, na capital Seul, é o
lugar de onde mais pessoas se jogam, tendo sido responsável por 108 mortes nos
últimos cinco anos.
Para reverter essa trágica
situação e se promover como uma marca que salva vidas, o Seguro Samsung
transformou em “Ponte da Vida” o local mais mortal do território sul-coreano.
Contrariando as expectativas do
governo de construir um muro ou simplesmente fechar a ponte, a companhia
apostou em uma solução criativa que fizesse as pessoas pensarem duas vezes
antes de tomarem uma medida extema.
Luzes com sensores acendiam
conforme os transeuntes caminhavam pela ponte, que também recebeu frases
inspiradoras que incluem: “Vá ver as pessoas de quem você sente saudade”, “Os
melhores momentos da sua vida ainda estão por vir”, “Como você gostaria de ser
lembrado?”. Segundo reportagem da Creativity, as mensagens foram criadas em
parceria com psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio.
A instalação, assinada pela
agência Cheil Worldwide, levou um ano e meio para ser feita, contou com 124
trabalhadores, totalizou 2,2 km de extensão e utilizou 2.200 luzes de LED e
sensores.
Segundo o Cannes Lion, que
premiou o projeto em 2013, de setembro do ano passado, quando a campanha teve
início, a dezembro de 2012, a taxa de suicídio na ponte diminuiu 85%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário